“Este plano pode fortalecer a nossa cultura e caça tradicional, também pode fortalecer a nossa língua materna que já estamos trabalhando em conjunto com os mais velhos. Que são a nossa história juntamente com os professores que vem atuando junto com os caciques.
Este plano vem beneficiar futuramente a nossa comunidade como na parte de roça tradicional e fortalecimento da cultura que é a festa da menina moça, pintura corporal e plantio tradicional como feijão -fava, feijão- andu, feijão-costela, mandioca – d`agua, cará, taioba, batata-doce, amendoim, abobora, melancia, araruta, banana, urucum e açafrão.
Que as autoridades também possam conhecer a nossa cultura que vem sendo valorizada pelas outras entidades, que o nosso conhecimento é passado de geração a geração.
Por isso este conhecimento esta mais fortalecido na nossa Terra Indígena Pirineus de Souza localizado no município de Comodoro.
Neste território estamos divididos em cinco aldeias em vários grupos que são Sabanê, Tawande, Manduca, Idalamace, Iacolorê, Nechuandê. Também temos a orientação de saúde patrocinado pela SESAI e educação, Semec, SEDUC, FUNAI, CIMI, OPAN esses órgão que contribui nas áreas. Esperamos que o nosso conhecimento seja valorizado pelos outros povos e parentes da nossa região”.
Povos Idalamarê, Nechuandê, Tawandê, Manduca, Ialakolorê e Sabanê