Desde 2009 a OPAN, no âmbito do Projeto Aldeias, desenvolve junto com o Conselho dos Povos Indígenas de Jutaí (Copiju), na região do médio Solimões, um trabalho que tem como objetivo fortalecer o movimento indígena. Esta proposta conjunta diz respeito a construir e incorporar ferramentas para o melhor diálogo com a sociedade, governo, instituições públicas e com as comunidades na busca pela qualidade de vida e reafirmação dos direitos constitucionais.
O principal resultado destes poucos anos de trabalho foi potencializar a consciência sobre os principais problemas que vivenciam e, ao mesmo tempo, permitir que para o futuro possam esclarecer os seus desejos e sonhos à luz das possibilidades e capacidades coletivas. A experiência na construção e elaboração deste material nos indica que é necessário gerar processos participativos com toda a comunidade, que tem o direito de refletir sobre sua história, identidade, uso e manejo de seus territórios e recursos naturais, educação, saúde e sua forma de se organizar.
Este documento é a opinião dos Povos Indígenas de Jutaí sobre seu presente e principalmente sobre as estratégias escolhidas para seu projeto de futuro.
À Copiju e aos Povos Indígenas de Jutaí temos a agradecer, por permitir o compartilhar de problemas, ideias, reflexões e boas risadas!
Mirella Poccia
Coordenadora de Promoção de Direitos Indígenas/Projeto Aldeias
Setembro, 2011