OPAN

Relatório Institucional 2023

Laís Costa.

Apresentação

Agora, mais do que nunca, é a hora de reconhecer o grande conhecimento ancestral dos povos indígenas no controle dos ambientes de seus territórios.

Com as diferentes maneiras de viver, tecnologias de plantios, manejo do fogo e a diversidade de aprendizados que permearam (e permeiam) seus percursos, forjaram espaços espetaculares e capazes de proporcionar existências de felicidade.

A partir da chegada dos europeus, esses ambientes ganharam outras paisagens que agora refletem em um planeta desequilibrado, sob ameaça.

Frente a isso, uma parcela da população segue tentando se proteger, cuidando do ambiente onde vive.

Neste relatório institucional, você poderá conhecer algumas iniciativas de povos indígenas de Mato Grosso e do Amazonas no enfrentamento de projetos danosos, por meio da gestão de seus territórios, com o cultivo de boa alimentação e relações de união em prol das causas comuns.

Também poderá saber mais sobre os objetivos da OPAN, que está hoje com 55 anos, atuando lado a lado com os indígenas, mesmo com aqueles povos não contatados, aos quais apoiamos no monitoramento e proteção de seus territórios.

Nesse percurso, com resultados e novos desafios a cada ano, como será possível conhecer neste relato, a atuação sempre é conjunta com organizações, redes e parceiros, que, assim, engrandecem o esforço dos trabalhos.

Boa leitura!

Ivar Luiz Vendruscolo Busatto
Coordenador geral da OPAN


Laís Costa. Relatório Institucional 2023.2023, 2024