08 de dezembro de 2009

MANAUS, AM, 8 de dezembro de 2009 – Parceiro do Programa de Meio Ambiente da USAID/Brasil, o Consórcio Aldeias realizou sua 1ª Reunião Anual em Manaus, Amazonas, nos dias 7 e 8 de dezembro de 2009, com a participação da representante da USAID/Brasil, Magaly Pagotto. O consórcio tem por objetivo o fortalecimento da capacidade organizacional […]

MANAUS, AM, 8 de dezembro de 2009 – Parceiro do Programa de Meio Ambiente da USAID/Brasil, o Consórcio Aldeias realizou sua 1ª Reunião Anual em Manaus, Amazonas, nos dias 7 e 8 de dezembro de 2009, com a participação da representante da USAID/Brasil, Magaly Pagotto.

O consórcio tem por objetivo o fortalecimento da capacidade organizacional das organizações indígenas e a mobilização de lideranças indígenas de forma que eles possam participar ativamente do manejo compartilhado de moisacos de paisagens, abrangendo terras indígenas e suas áreas adjacentes.

Durante o encontro, foram discutidos quatro temas: a economia de terras indígenas, o ambiente e a sinergia entre unidades de conservação e áreas de fronteira, a saúde e a educação em terras indígenas e a articulação dos direitos indígenas. Como resultado, os membros do consórcio identificaram 11 elementos relevantes a serem inseridos no planejamento para 2010.

Um total de 20 participantes incluiu representantes da World Vision (organização líder do consórcio), Visão Mundial Brasil, Operação Amazônia Nativa (OPAN), lideranças indígenas das etnias Katukina, Deni e Apurinã, Associação de Mulheres Indígenas, Fundação Nacional do Índio e Secretaria de Estado para os Povos Indígenas e a USAID/Brasil.

 

Contatos com a imprensa
comunicacao@amazonianativa.org.br
(65) 3322-2980

COMO EVITAR A SAVANIZAÇÃO DA AMAZÔNIA

05 Set, 2022

Iniciativas de manejo sustentável de produtos da sociobiodiversidade são soluções que protegem a floresta, enquanto geram renda justa para comunidades indígenas.

Brô Mc’s: conheça o primeiro grupo de rap indígena a pisar no Rock in Rio

01 Set, 2022

Maior festival de música do mundo terá palco demarcado pela resistência indígena. Nos bastidores, grupo vai trazer mensagem especial sobre os isolados, indígenas que rejeitam contato com o restante da sociedade.

Vale do Javari: associação entre crimes ambientais e narcotráfico atualiza modus operandi do sistema seringalista

26 Ago, 2022

Apesar do histórico de massacres, exploração de recursos naturais e mão de obra escravizada, a região já vivenciou momentos de maior estabilidade quando o Estado se fez presente.
Nossos Parceiros
Ver Mais