OPAN contrata
A OPAN abriu seleção para contratação de consultor para avaliação da situação atual da cadeia produtiva da borracha natural e castanha-do-brasil produzidos pelos povos indígenas Manoki e Myky, do Noroeste de Mato Grosso.
Cuiabá, MT – A OPAN abriu seleção para contratação de consultor para avaliação da situação atual da cadeia produtiva da borracha natural e castanha-do-brasil produzidos pelos povos indígenas Manoki e Myky, do Noroeste de Mato Grosso. Confira o edital.
OPAN CONTRATA
A Operação Amazônia Nativa (OPAN) é uma organização da sociedade civil de direito privado, sem fins lucrativos, sediada na cidade de Cuiabá-MT, Brasil, fundada em 1969, desenvolve Projetos de Trabalho junto aos povos indígenas nas regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil.
Com apoio do Programa Petrobras Ambiental, a OPAN desenvolve o Projeto Berço das Águas – Gestão Ambiental em terras indígenas e alternativas ao desmatamento para os povos do cerrado, programa de apoio à gestão territorial de terras indígenas no Noroeste de Mato Grosso, e de fortalecimento de organizações indígenas parceiras, com área de atuação
nas Terras Indígenas Enawene Nawe, Manoki e Myky, situadas nos municípios de Brasnorte, Comodoro, Juina e Sapezal-MT.
O projeto Berço das Águas se insere no Programa Institucional de Mato Grosso, que visa fortalecer o protagonismo indígena no cenário regional valorizando seus modos de organização social através da qualificação das práticas de gestão de seus territórios, recursos naturais, simbólicos e econômicos, com autonomia e de forma sustentável.
O edital seletivo visa a contratação de um consultor para avaliação da situação atual da cadeia produtiva da borracha natural e castanha-do-brasil produzidos pelos povos indígenas Manoki e Myky, do Noroeste de Mato Grosso.
1. OBJETIVO:
Avaliar a produção atual e a potencialidade da produção de produtos do látex e castanha-do-brasil pelos povos indígenas Manoki e Myky do Noroeste de Mato Grosso. As ações desta consultoria subsidiarão a estruturação da cadeia produtiva da borracha nativa. Para tanto serão realizados levantamentos de dados secundários e a partir dessa ação, os dados serão apresentados na forma de relatórios.
2. DETALHAMENTO ESPECÍFICO DA FUNÇÃO
– Analisar as políticas públicas federais e as legislações de outros Estados
voltadas ao fomento das cadeias produtivas da sociobiodiversidade visando
subsidiar a elaboração de propostas de políticas e programas relativas à cadeia produtiva da borracha nativa e castanha-do-brasil;
– Analisar os documentos técnicos levantados para avaliar a situação atual, a capacidade de produção e as limitações, possibilidades/oportunidades e gargalos da cadeia produtiva da borracha nativa e castanha-do-brasil, para subsidiar a estruturação deste PFNM na região noroeste.
3. PERFIL REQUERIDO:
Formação de nível superior; experiência de trabalho comprovada em estruturação de cadeias produtivas de produtos florestais não madeireiros; experiência de trabalho com comunidades tradicionais e/ou agricultores familiares e/ou etnias indígenas e experiência em elaboração de propostas de legislações e/ou políticas públicas ambientais.
4. LOCALIDADE E PERÍODO DOS TRABALHOS:
Cuiabá e municípios da região noroeste do Mato Grosso, sendo 02 meses a contar da assinatura do contrato.
5. CONDIÇÕES:
Contrato de assessoria na modalidade produto.
6. DA INSCRIÇÃO:
Os interessados, favor enviar:
a. Currículo resumido (máximo 4 páginas)
c. Referência profissional (nome, cargo, instituição, telefone e e-mail)
As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet. Os currículos deverão ser enviados até 30/05/2011 para juliana@amazonianativa.org.br, contendo no assunto da mensagem “Consultor de Gestão de Mercado”.
Cuiabá-MT, 05 de maio de 2011.
Contatos com a imprensa
comunicacao@amazonianativa.org.br
(65) 3322-2980