OPAN

Indígenas posicionam-se sobre proposta de retirada

A Coordenação Geral Indígena Xavante (CIX) elaborou uma nota manifestando seu repúdio em relação à proposta de transferência do povo Xavante da Terra Indígena Marãiwatsédé para o Parque Estadual do Araguaia.

TI Marãiwatsédé, Alto Boa Vista (MT) – A Coordenação Geral Indígena Xavante (CIX) elaborou uma nota manifestando seu repúdio em relação à proposta de transferência do povo Xavante da Terra Indígena Marãiwatsédé para o Parque Estadual do Araguaia. Confira.

NOTA DE REPÚDIO DA CIX
CONTRA A PROPOSTA DO GOVERNO DO MATO GROSSO.

Não senhor governador. Não iremos aceitar a injúria que nos foi colocada.
Não vamos desocupar nosso território tradicional Marãiwatsédé para dar lugar às plantações desse agronegócio sujo que se espalha como praga no Mato Grosso e por todo o país.
Não nos confunda com seus pares. Não negociamos o nosso território.
Nem por todo o dinheiro que possam tirar de suas fazendas e plantações, nem com todo ouro que possam ter, não compraram nossa Marãiwatsédé.
Não embarcaremos mais uma vez na caravana do êxodo que assassinou mais de uma centena de Xavante, na década de 60, quando a Agropecuária Suyá-Missú nos expulsou daqui.
O disparate proposto pelo Governo do Mato Grosso, de levar nossas famílias de Marãiwatsédé para o Parque do Araguaia não encontra qualquer amparo legal.
É uma afronta ao que bem entendemos como nossos direitos amparados pela Constituição Federal e por organismos internacionais de Direitos Humanos, como a convenção 169 da OIT.
Senhor Governador, o agronegócio não é mais importante que a vida do povo Xavante que há anos luta para ter o direito de viver em paz dentro de seu território.
Daqui não sairemos jamais. Marãiwatsédé é Território do povo Guerreiro Xavante.

Saudações Indígenas,

Marãiwatsédé, Mato Grosso, 01 de junho de 2011.

Cacique Guerreiro Agnelo Xavante
COORDENADOR GERAL DO CIX
e Presidente do CONDEF – COIAB

Leia também:

Manifesto a favor dos Xavante ganha novas adesões

Contatos com imprensa

Andreia Fanzeres: +55 65 33222980 / 81115748

Email: comunicacao@amazonianativa.org.br

OPAN – Operação Amazônia Nativa

Início