01 de novembro de 2011

Por: Comunicação OPAN Cuiabá, MT – Em cerimônia realizada no último domingo, o filme Mopo’i: o menino Manoki, venceu duas categorias do 18º Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá (Cinemato), o Prêmio Especial do Júri e o Melhor Vídeo Mato-grossense. Representando o elenco formado por indígenas, Marina Kamuni recebeu a premiação no Cine Teatro da […]

Por: Comunicação OPAN

Cuiabá, MT – Em cerimônia realizada no último domingo, o filme Mopo’i: o menino Manoki, venceu duas categorias do 18º Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá (Cinemato), o Prêmio Especial do Júri e o Melhor Vídeo Mato-grossense. Representando o elenco formado por indígenas, Marina Kamuni recebeu a premiação no Cine Teatro da capital mato-grossense. A produção audiovisual se propôs a contar um dos mitos mais importantes para os Manoki e outros povos indígenas da região: a origem da roça.

De acordo com Manoel Kanuxi, cacique que falou durante a etapa de exibição do vídeo, o filme é de grande importância para a divulgação e valorização da cultura Manoki para a população não indígena.

O vídeo é falado na língua Manoki e conta a história de um bebê que aos três meses solta polvilho da pele ao ser banhado. Anos depois, o garoto pede ajuda da mãe para ser enterrado por se sentir rejeitado pelo pai. Apesar do sofrimento da família, todos são surpreendidos pela transformação do menino em roça pelos espíritos, que assim obtém alimento para o povo Manoki.

A direção do filme é de Sergio Lobato, com produção da Associação Indígena Watoholi, OPAN, Sergio Lobato Produções, Terra do Sol e Lamiré. O elenco é composto por Robert Tamuxi, Giovane Tapurá, Marina Kamuni, Manuel Kanunxi, Alonso Irawali.

OPAN

A OPAN foi a primeira organização indigenista fundada no Brasil, em 1969. Atualmente suas equipes trabalham em parceria com povos indígenas do Amazonas e do Mato Grosso, desenvolvendo ações voltadas à garantia dos direitos dos povos, gestão territorial e busca de alternativas de geração de renda baseadas na conservação ambiental e na manutenção das culturas indígenas.

Contatos com imprensa

Andreia Fanzeres: 55 65 33222980 / 84765620

Email: comunicacao@amazonianativa.org.br

OPAN – Operação Amazônia Nativa

http://www.amazonianativa.org.br

Indígenas da bacia do Juruena participam de festival de cinema em Brasília

02 Dez, 2022

Foram selecionadas duas produções audiovisuais do Coletivo Ijã Mytyli de Cinema Manoki e Myky e uma do povo Enawenê-Nawê

Flores, lágrimas e força

28 Nov, 2022

Países insulares seguem sendo grandes propulsores de avanços no debate sobre clima no mundo. Povos indígenas exigem participação em fundo sobre perdas e danos.

A PNGATI e a esperança por dias melhores

09 Nov, 2022

De diversas regiões da Amazônia, representantes indígenas compartilham na COP27 reflexões e experiências sobre a PNGATI à luz do novo governo no Brasil.
Nossos Parceiros
Ver Mais