OPAN

Povos indígenas discutem gestão territorial em MT

Seminário promovido pelo Projeto Berço das Águas aborda o que está em jogo na construção de uma política de gestão territorial indígena.

Seminário promovido pelo Projeto Berço das Águas aborda o que está em jogo na construção de uma política de gestão territorial indígena.

Cuiabá, MT – Começa nesta quarta-feira o Seminário “Gestão Territorial Indígena: resultados, experiências e desafios”, promovido pela OPAN no âmbito do Projeto Berço das Águas. O projeto é patrocínio da Petrobras através do Programa Petrobras Ambiental, e promove o evento com apoio da Embaixada da Noruega. Ele pretende socializar experiências e fortalecer processos de gestão em territórios indígenas em Mato Grosso, além de promover formação sobre a temática entre entidades da sociedade civil, públicas e indígenas em geral.

O seminário também vai discutir metodologias para elaboração de planos de gestão em terras indígenas e estimular a participação dos índios no processo de implementação da Política Nacional de Gestão Ambiental e Territorial em Terras Indígenas (PNGATI).

Povos do Mato Grosso têm sido pioneiros no desenvolvimento de modelos de gestão territorial em suas áreas e questionam não apenas as ações destinadas ao interior das terras indígenas, mas o modelo de desenvolvimento do entorno, que reflete diretamente na qualidade dos recursos naturais de que dependem cultural e fisicamente. Essas e outras questões serão amplamente debatidas durante o seminário, que tem a participação confirmada de índios Xavante, Nambiquara, Bakairi, Myky, Manoki, Kayabi, povos xinguanos e outros.

Confira a programação do evento, localização e contatos com imprensa abaixo.

PROGRAMAÇÃO

1º DIA – 16/11/11

12h00 – Chegada dos participantes

18h00 Mesa de abertura

Apresentação do Projeto Berço das Águas e lançamento do vídeo sobre Gestão Territorial – produção Projeto Berço das Águas (OPAN)

20h00 – Jantar e lançamento do Livro Reflexões indigenistas (OPAN)

2º DIA – 17/11/11

08h00 MESA 1 – GESTÃO TERRITORIAL E AMBIENTAL EM TERRAS INDÍGENAS

Ricardo Verdum (INESC) – Abordagens sobre gestão territorial e ambiental em terras indígenas

Severiá Karajá (Associação Aliança dos povos indígenas do Roncador) – Gestão territorial do warã

Ivar Busatto (OPAN) – Saberes indígenas e gestão territorial

Chikinha Paresi (Instituto Maiwu) – O desafio dos empreendimentos de infraestrutura frente à gestão territorial indígena

DEBATE

12h00 Almoço

14h00 MESA 2 – SOBRE MODOS DE FAZER E CONCEBER PLANOS DE GESTÃO

Germano e Clemildo Paumari – Apresentação do Plano de Gestão Paumari

Mônica Spinelli e Ricardo Carvalho (Equipe do Projeto Aldeias/OPAN) – Experiência do Projeto Aldeias no Sul do Amazonas

Chicoepab Suruí (Associação Metairelá) – Apresentação do Plano de Gestão do Povo Paiter

DEBATE

3º DIA – 18/11/11

08h00 MESA 3 – DESAFIOS NA IMPLEMENTAÇÃO DOS PLANOS DE GESTÃO TERRITORIAL

Associação do Povo Indígena Zoró e Associação Terra Indígena Xingu – Apresentação de iniciativas de gestão territorial em curso

Associação Metairelá (Paiter/Suruí) – Desafios na implementação dos Planos de Gestão

Aniceto Ayala Lopes – Confederação dos Povos Indígenas da Bolívia (CIDOB) – Apresentação do Programa de Gestão Territorial Indígena

DEBATE

12h00 Almoço

14h00 MESA 4 – PARTICIPAÇÃO INDÍGENA NA IMPLANTAÇÃO DA PNGATI

Lilian Barreto (CGGAM/FUNAI) – Perspectivas de implementação da Política Nacional de Gestão Ambiental e Territorial Indígena (PNGATI)

Robert Muller (GATI) – Apresentação do Projeto GATI (Gestão Ambiental em Terras Indígenas)

Representante do CGETNO/FUNAI – Perspectivas de apoio financeiro para implementação dos Planos de Gestão Territorial Indígena

DEBATE

17h00 – Encerramento

Local: Estância 3J (MT 060 p/ Poconé, km 54)

OPAN

A OPAN foi a primeira organização indigenista fundada no Brasil, em 1969. Atualmente suas equipes trabalham em parceria com povos indígenas do Amazonas e do Mato Grosso, desenvolvendo ações voltadas à garantia dos direitos dos povos, gestão territorial e busca de alternativas de geração de renda baseadas na conservação ambiental e no fortalecimento das culturas indígenas.

Contatos com imprensa

Andreia Fanzeres: 55 65 33222980 / 92443161 (local do evento)

Email: comunicacao@amazonianativa.org.br

OPAN – Operação Amazônia Nativa

http://www.amazonianativa.org.b