OPAN

A OPAN e o trabalho indigenista

Livro “Reflexões indigenistas” é lançado em Cuiabá e traz artigos inéditos sobre a complexidade da ação indigenista no Amazonas e no Mato Grosso.

Livro “Reflexões indigenistas” é lançado em Cuiabá e traz artigos inéditos sobre a complexidade da ação indigenista no Amazonas e no Mato Grosso.

Cuiabá, MT – Será lançado nesta sexta-feira, dia 25 de novembro, durante a 2ª Feira do Livro Indígena de Mato Grosso (FLIMT), o livro “Reflexões Indigenistas”, publicado pela editora Curt Nimuendajú e Operação Amazônia Nativa (OPAN). O livro, de 216 páginas, reúne 13 artigos inéditos escritos pelos indigenistas da OPAN, que revelam aspectos diversificados dos povos Tupi-Kagwahiva, Katukina do Biá, Paumari, Deni, Enawene Nawe, Xavante de Marãiwatsédé e Manoki.

Esses textos representam uma valiosa e atual contribuição à compreensão da questão indígena nos estados do Mato Grosso e do Amazonas, trazendo, por exemplo, discussões sobre as consequências da instalação do complexo hidrelétrico Juruena para o povo Enawene Nawe, as drásticas alterações ambientais na Terra Indígena Marãiwatsédé e seus impactos sobre a cultura dos Xavante que ali residem, e os desafios socioeconômicos do povo Manoki, entre outros destaques.

De acordo com o indigenista Marcos de Miranda Ramires, um dos organizadores do livro, diferentemente de outras obras que abordam o indigenismo pelo recorte temporal, esta leva em consideração uma multiplicidade de aspectos dos povos com os quais a OPAN desenvolveu ou desenvolve projetos, além de provocar uma reflexão sobre o trabalho indigenista em si. “O livro mostra como é complexo o mundo indígena atual e, por conseguinte, o trabalho indigenista”, explica.

O livro será lançado às 18h30 desta sexta-feira junto com a nova edição de “Enawene Nawê: primeiros contatos”, do ex-padre jesuíta Thomaz de Aquino Lisbôa, que conta em seu diário de campo os dias que precederam o contato com o povo Enawene Nawe em 1974 e faz um minucioso registro da tramitação de documentos que culminou com o reconhecimento do território indígena.

“Reflexões Indigenistas”, de Rinaldo Arruda, Andrea Jakubaszko e Marcos de Miranda Ramires (organizadores) estará à venda no estande da editora Curt Nimuendajú pelo preço promocional de lançamento de R$ 25,00 durante a FLIMT. Quem não puder participar da feira, mas tiver interesse no livro, outros exemplares poderão ser adquiridos pelo site www.curtnimuendaju.com ou na sede da OPAN, em Cuiabá.

Serviço:

Lançamento do livro “Reflexões Indigenistas” – Curt Nimuendaju e OPAN
Dia 25 de novembro de 2011 às 18h30.
2ª Feira do Livro Indígena de Mato Grosso (FLIMT)
Palácio da Instrução – Centro Histórico de Cuiabá – MT

OPAN

A OPAN foi a primeira organização indigenista fundada no Brasil, em 1969. Atualmente suas equipes trabalham em parceria com povos indígenas do Amazonas e do Mato Grosso, desenvolvendo ações voltadas à garantia dos direitos dos povos, gestão territorial e busca de alternativas de geração de renda baseadas na conservação ambiental e no fortalecimento das culturas indígenas.

Contatos com imprensa

Andreia Fanzeres: 55 65 33222980 / 84765620

Email: comunicacao@amazonianativa.org.br

OPAN – Operação Amazônia Nativa

http://www.amazonianativa.org.br