03 de agosto de 2021

Os dados analisados neste Relatório mostram que aproximadamente 8% do território do Amazonas é alvo de processos minerários ativos na ANM.

Este relatório, elaborado pela OPAN em parceria com o Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS) e Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB), sistematiza os processos minerários ativos na Agência Nacional de Mineração (ANM) incidentes no estado do Amazonas. Os dados utilizados no relatório foram obtidos em junho de 2021 no Sistema de Informações Geográficas da Mineração (SIGMINE), banco de dados mantido pela ANM, e se referem a processos em diferentes fases de tramitação.
As informações reunidas neste Relatório pretendem ampliar o conhecimento público acerca do interesse minerário no Amazonas e contribuir com povos indígenas, comunidades tradicionais, suas organizações representativas e parceiras na defesa de seus direitos e na efetiva participação nos assuntos que possam afetar seus modos de vida.

Indígenas da bacia do Juruena participam de festival de cinema em Brasília

02 Dez, 2022

Foram selecionadas duas produções audiovisuais do Coletivo Ijã Mytyli de Cinema Manoki e Myky e uma do povo Enawenê-Nawê

Flores, lágrimas e força

28 Nov, 2022

Países insulares seguem sendo grandes propulsores de avanços no debate sobre clima no mundo. Povos indígenas exigem participação em fundo sobre perdas e danos.

A PNGATI e a esperança por dias melhores

09 Nov, 2022

De diversas regiões da Amazônia, representantes indígenas compartilham na COP27 reflexões e experiências sobre a PNGATI à luz do novo governo no Brasil.
Nossos Parceiros
Ver Mais