Festival Juruena Vivo: uma década de mobilização, luta e festa
Encontro anual reúne populações urbanas, comunidades do campo e povos indígenas para celebrar a sub-bacia do Rio Juruena e debater o futuro da região
Por Larissa Silva/Rede Juruena Vivo
O Festival Juruena Vivo, que teve sua origem entre os anos de 2013 e 2014, chega à sua décima edição este ano. O evento, realizado pela Rede Juruena Vivo, tem como propósito reunir pessoas que vivem, trabalham e amam a região da sub-bacia do Rio Juruena.
O 10º Festival Juruena Vivo será realizado na Aldeia Nova Munduruku, Terra Indígena Apiaká-Kayabi, no município de Juara/MT, de 4 a 8 de novembro. Com o tema “Conectando territórios e somando lutas para o bem viver”, o evento é um convite a todos para se unirem em uma celebração da riqueza cultural e natural, da resistência e das comunidades que tornam esta região tão especial.
A temática ressalta a importância de fortalecer os laços entre as diferentes áreas e atores envolvidos, promovendo uma visão de coletividade em prol do bem-estar e preservação desse território único que é a sub-bacia do Rio Juruena.
O festival é uma celebração festiva e reflexiva, que incorpora elementos de arte, música e cultura, valorizando toda a diversidade regional. Além disso, ele serve como um fórum para discutir temas relevantes e de interesse público.
Originado de um contexto de lutas por direitos, especialmente em relação aos rios, à terra e às águas, o evento surgiu como resposta às pressões à sub-bacia, capitaneadas pelo setor hidrelétrico, a mineração e o garimpo, atividades que têm se instalado na região sem a devida consulta às populações
Diante dessas ameaças, o festival se consolidou como uma plataforma de reivindicações e denúncias, bem como em um espaço acessível e democrático de ricas trocas informativas e culturais.
Ao longo dos anos, o Festival Juruena Vivo se tornou um momento de encontro entre a festa e a luta. Com feiras comunitárias, discussões intensas, se apresenta como um lembrete poderoso da riqueza e diversidade local, e da consequente necessidade de proteger a região.
Programação Especial
Este ano, o festival traz novidades na programação. Um dos destaques é o primeiro Encontro das Juventudes da sub-bacia do Rio Juruena. Um momento inspirador para os jovens da região se reunirem para debater questões cruciais que afetam suas vidas e comunidades.
Compartilhando perspectivas, explorando desafios e aspirações, os jovens participarão de diálogos construtivos sobre temas relevantes para o desenvolvimento e bem-estar da juventude local. Será uma oportunidade única de reflexão e troca, promovendo conexões valiosas e aprendizados para o futuro da juventude local.
A programação ainda conta com outros destaques, como o desfile de moda, grafismo e artesanatos originários, momento para os povos indígenas expressarem e celebrarem suas raízes culturais, e o Encontro da Pesca, oportunidade para discutir as leis que afetam diretamente a vida dos pescadores e trocar experiências com pescadores de outras bacias.
Para mais informações, visite as páginas da Rede Juruena Vivo nas redes sociais:
Facebook: https://www.facebook.com/redejuruenavivo?mibextid=LQQJ4d
Instagram: https://instagram.com/redejuruenavivo?igshid=MzRlODBiNWFlZA==