OPAN

Rede Juruena Vivo define nomes para secretaria-executiva  e coordenação geral 

Marta Tipuici e Liliane Xavier são eleitas secretárias-executivas. Coordenação geral é formada com representantes das microrregiões da bacia do Juruena.

Participantes da primeira reunião ampliada da Rede Juruena Vivo em 2024. Foto: Dafne Spolti/OPAN

Comemorando a vitória sobre o arquivamento da licença da Usina Hidrelétrica (UHE) Castanheira, a Rede Juruena Vivo realizou, entre os dias 22 e 24 de março de 2024, sua primeira reunião ampliada, momento que seus membros planejam em conjunto as ações do ano. Durante a reunião, o grupo designou uma coordenação geral para o fortalecimento da organização interna da Rede a partir de seu novo regimento e renovou sua secretaria-executiva.

Com ampla experiência de atuação junto à Rede Juruena Vivo, sendo parte de sua criação em 2014, foram escolhidas para a Secretaria Executiva Marta Tipuici, do povo Manoki, e Liliane Xavier, indigenista na Operação Amazônia Nativa (OPAN). Marta destacou o aspecto coletivo, mas também pessoal da luta que se faz dentro da Rede Juruena Vivo e observou as conquistas já alcançadas: o arquivamento da UHE Paiaguá, a mobilização contra a Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Sacre 14, a realização de feiras comunitárias pelo seu povo a partir de experiências com a Rede, além do indeferimento da UHE Castanheira. “Hoje entendo muita coisa que tem acontecido na minha vida e estar na secretaria é parte de toda essa construção”, afirmou.

Marta Tipuici. Foto: Larissa Silva/Rede Juruena Vivo

Liliane Xavier apresentou relatos sobre o percurso da rede e a importância desse grupo que foi crescendo ao longo dos anos e que é capaz de conquistas tão expressivas, se colocando sempre de forma qualificada, com sabedoria e espiritualidade. “É com essa força, com essa energia que a gente consegue ficar junto e voltar mais forte para as nossas casas”, disse ela no fechamento da reunião.

Liliane Xavier Foto: Larissa Silva/Rede Juruena Vivo


Além disso, por meio da sua estrutura de governança estabelecida no regimento interno que foi concluído também na reunião ampliada, a Rede Juruena Vivo também elegeu a sua Coordenação Geral, formada por um titular e um suplente de cada uma das microrregiões da bacia do Juruena,   pelas duas secretárias e por um comunicador do Coletivo Olhos D’Água de Comunicação Popular. Foram eleitos Lílian Rikbaktatsa e Janice Tsari Rikbaktatsa, pela região entre os rios Sangue e Juruena, Rosinês Kamunu e Willian Mars Cristiano Nazokemai, do povo Paresi, representando os interflúvios dos rios Papagaio, Sangue e Buriti, e, na região dos rios Arinos e Peixes, Jefferson Nascimento, do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e Gilmar do Carmo, do povo Kawaiwete. “A gente tem condição de fazer um bom trabalho junto com os novos coordenadores”, avalia Liliane Xavier.

Reunião ampliada da Rede Juruena Vivo. Foto: Dafne Spolti/OPAN

A Rede segue agora para realização das atividades programadas coletivamente, entre elas a participação no Acampamento Terra Livre (estadual e nacional), a formações sobre justiça climática, feiras de sementes e roçados, além de eventos esportivos, culturais e da 11ª edição do Festival Juruena Vivo.

Mais informações:
Coletivo Olhos D’água de comunicação popular da RJV
coletivoolhosdagua@gmail.com