Povos indígenas discutem gestão territorial em MT
Seminário promovido pelo Projeto Berço das Águas aborda o que está em jogo na construção de uma política de gestão territorial indígena.
Seminário promovido pelo Projeto Berço das Águas aborda o que está em jogo na construção de uma política de gestão territorial indígena.
Cuiabá, MT – Começa nesta quarta-feira o Seminário “Gestão Territorial Indígena: resultados, experiências e desafios”, promovido pela OPAN no âmbito do Projeto Berço das Águas. O projeto é patrocínio da Petrobras através do Programa Petrobras Ambiental, e promove o evento com apoio da Embaixada da Noruega. Ele pretende socializar experiências e fortalecer processos de gestão em territórios indígenas em Mato Grosso, além de promover formação sobre a temática entre entidades da sociedade civil, públicas e indígenas em geral.
O seminário também vai discutir metodologias para elaboração de planos de gestão em terras indígenas e estimular a participação dos índios no processo de implementação da Política Nacional de Gestão Ambiental e Territorial em Terras Indígenas (PNGATI).
Povos do Mato Grosso têm sido pioneiros no desenvolvimento de modelos de gestão territorial em suas áreas e questionam não apenas as ações destinadas ao interior das terras indígenas, mas o modelo de desenvolvimento do entorno, que reflete diretamente na qualidade dos recursos naturais de que dependem cultural e fisicamente. Essas e outras questões serão amplamente debatidas durante o seminário, que tem a participação confirmada de índios Xavante, Nambiquara, Bakairi, Myky, Manoki, Kayabi, povos xinguanos e outros.
Confira a programação do evento, localização e contatos com imprensa abaixo.
PROGRAMAÇÃO
1º DIA – 16/11/11
12h00 – Chegada dos participantes
18h00 Mesa de abertura
Apresentação do Projeto Berço das Águas e lançamento do vídeo sobre Gestão Territorial – produção Projeto Berço das Águas (OPAN)
20h00 – Jantar e lançamento do Livro Reflexões indigenistas (OPAN)
2º DIA – 17/11/11
08h00 MESA 1 – GESTÃO TERRITORIAL E AMBIENTAL EM TERRAS INDÍGENAS
Ricardo Verdum (INESC) – Abordagens sobre gestão territorial e ambiental em terras indígenas
Severiá Karajá (Associação Aliança dos povos indígenas do Roncador) – Gestão territorial do warã
Ivar Busatto (OPAN) – Saberes indígenas e gestão territorial
Chikinha Paresi (Instituto Maiwu) – O desafio dos empreendimentos de infraestrutura frente à gestão territorial indígena
DEBATE
12h00 Almoço
14h00 MESA 2 – SOBRE MODOS DE FAZER E CONCEBER PLANOS DE GESTÃO
Germano e Clemildo Paumari – Apresentação do Plano de Gestão Paumari
Mônica Spinelli e Ricardo Carvalho (Equipe do Projeto Aldeias/OPAN) – Experiência do Projeto Aldeias no Sul do Amazonas
Chicoepab Suruí (Associação Metairelá) – Apresentação do Plano de Gestão do Povo Paiter
DEBATE
3º DIA – 18/11/11
08h00 MESA 3 – DESAFIOS NA IMPLEMENTAÇÃO DOS PLANOS DE GESTÃO TERRITORIAL
Associação do Povo Indígena Zoró e Associação Terra Indígena Xingu – Apresentação de iniciativas de gestão territorial em curso
Associação Metairelá (Paiter/Suruí) – Desafios na implementação dos Planos de Gestão
Aniceto Ayala Lopes – Confederação dos Povos Indígenas da Bolívia (CIDOB) – Apresentação do Programa de Gestão Territorial Indígena
DEBATE
12h00 Almoço
14h00 MESA 4 – PARTICIPAÇÃO INDÍGENA NA IMPLANTAÇÃO DA PNGATI
Lilian Barreto (CGGAM/FUNAI) – Perspectivas de implementação da Política Nacional de Gestão Ambiental e Territorial Indígena (PNGATI)
Robert Muller (GATI) – Apresentação do Projeto GATI (Gestão Ambiental em Terras Indígenas)
Representante do CGETNO/FUNAI – Perspectivas de apoio financeiro para implementação dos Planos de Gestão Territorial Indígena
DEBATE
17h00 – Encerramento
Local: Estância 3J (MT 060 p/ Poconé, km 54)
OPAN
A OPAN foi a primeira organização indigenista fundada no Brasil, em 1969. Atualmente suas equipes trabalham em parceria com povos indígenas do Amazonas e do Mato Grosso, desenvolvendo ações voltadas à garantia dos direitos dos povos, gestão territorial e busca de alternativas de geração de renda baseadas na conservação ambiental e no fortalecimento das culturas indígenas.
Contatos com imprensa
Andreia Fanzeres: 55 65 33222980 / 92443161 (local do evento)
Email: comunicacao@amazonianativa.org.br
OPAN – Operação Amazônia Nativa