06 de julho de 2009

  A importância da cultura do povo indígena Enawene Nawe começa a ser oficialmente reconhecida pelo governo federal. Desde 2008 está em curso o processo de registro do ritual Yaõkwa como Patrimônio Imaterial da Cultura Brasileira. Os Enawene Nawe são um povo autóctone do noroeste do estado de Mato Grosso. Sua população é de aproximadamente […]

 

A importância da cultura do povo indígena Enawene Nawe começa a ser oficialmente reconhecida pelo governo federal. Desde 2008 está em curso o processo de registro do ritual Yaõkwa como Patrimônio Imaterial da Cultura Brasileira.

Os Enawene Nawe são um povo autóctone do noroeste do estado de Mato Grosso. Sua população é de aproximadamente 550 pessoas que moram em uma única aldeia. O contato oficial dos Enawene Nawe com os não-índios foi realizado em 1974 por uma missão jesuíta, a Missão Anchieta.

O ritual Yaõkwa dura sete meses e envolve uma complexa cadeia de performances musicais e coreográficas, oferecimentos, trocas, jogos e pesca. Inicia-se com o sopro do benzedor ao escolher o local da roça que abastecerá o ritual e se encerra com o plantio da mesma.

Durante dois meses do Yãokwa, os homens enawene nawe deixam a aldeia para realizar barragens de pesca. No retorno para a aldeia, o pescado proverá as trocas cerimoniais entre os Enawene Nawe e os Yakaliti, seres gananciosos, insaciáveis e imprevisíveis; causadores de doenças.

A primeira fase do trabalho de tombamento do ritual Yaõkwa foi desenvolvida em 2008 por meio de um Convênio entre a OPAN e o Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional, IPHAN. Esta primeira etapa contemplou a elaboração do inventário técnico e do dossiê para divulgação do registro.

Desde janeiro de 2009, a Ong VÍDEO NAS ALDEIAS está realizando as filmagens para a elaboração do material audiovisual de divulgação do registro. As filmagens compõem a segunda etapa deste trabalho e está sendo desenvolvida por meio de um Convênio entre o Vídeo nas Aldeias e o IPHAN, com o apoio da OPAN.

O registro do ritual Yaõkwa como Patrimônio Imaterial Brasileiro é resultante do desejo que o povo Enawene Nawe tem de ter sua cultura reconhecida nacional e internacionalmente. Os Enawene Nawe acreditam que a valorização e o reconhecimento de sua cultura são armas importantes para alcançar o sucesso em suas lutas políticas.

 

 

Contatos com a imprensa
comunicacao@amazonianativa.org.br
(65) 3322-2980

COMO EVITAR A SAVANIZAÇÃO DA AMAZÔNIA

05 Set, 2022

Iniciativas de manejo sustentável de produtos da sociobiodiversidade são soluções que protegem a floresta, enquanto geram renda justa para comunidades indígenas.

Brô Mc’s: conheça o primeiro grupo de rap indígena a pisar no Rock in Rio

01 Set, 2022

Maior festival de música do mundo terá palco demarcado pela resistência indígena. Nos bastidores, grupo vai trazer mensagem especial sobre os isolados, indígenas que rejeitam contato com o restante da sociedade.

Vale do Javari: associação entre crimes ambientais e narcotráfico atualiza modus operandi do sistema seringalista

26 Ago, 2022

Apesar do histórico de massacres, exploração de recursos naturais e mão de obra escravizada, a região já vivenciou momentos de maior estabilidade quando o Estado se fez presente.
Nossos Parceiros
Ver Mais