OPAN

Registro do ritual YAÕKWA, do povo Enawene Nawe, como patrimônio imaterial da cultura brasileira

Após uma primeira fase de inventário técnico e registro do ritual Yãokwa realizada em 2008 pelo Convênio IPHAN-OPAN, a entidade Vídeo nas Aldeias desenvolve uma série de filmagens para divulgação do registro.

Após uma primeira fase de inventário técnico e registro do ritual Yãokwa realizada em 2008 pelo Convênio IPHAN-OPAN, a entidade Vídeo nas Aldeias desenvolve uma série de filmagens para divulgação do registro. Participando ativamente neste processo, os Enawene Nawe acreditam que a valorização e reconhecimento da sua cultura serão um apoio decisivo perante os desafios políticos enfrentados atualmente.
Juliana de Almeida, OPAN
(Fotos: Vincent Carelli)

A importância da cultura do povo indígena Enawene Nawe começa a ser oficialmente reconhecida pelo governo federal. Desde 2008 está em curso o processo de registro do ritual Yaõkwa como Patrimônio Imaterial da Cultura Brasileira.

Os Enawene Nawe são um povo autóctone do noroeste do estado de Mato Grosso. Sua população é de aproximadamente 550 pessoas que moram em uma única aldeia. O contato oficial dos Enawene Nawe com os não-índios foi realizado em 1974 por uma missão jesuíta, a Missão Anchieta.

O ritual Yaõkwa dura sete meses e envolve uma complexa cadeia de performances musicais e coreográficas, oferecimentos, trocas, jogos e pesca. Inicia-se com o sopro do benzedor ao escolher o local da roça que abastecerá o ritual e se encerra com o plantio da mesma.

Durante dois meses do Yãokwa, os homens enawene nawe deixam a aldeia para realizar barragens de pesca. No retorno para a aldeia, o pescado proverá as trocas cerimoniais entre os Enawene Nawe e os Yakaliti, seres gananciosos, insaciáveis e imprevisíveis; causadores de doenças.

A primeira fase do trabalho de tombamento do ritual Yaõkwa foi desenvolvida em 2008 por meio de um Convênio entre a OPAN e o Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional, IPHAN. Esta primeira etapa contemplou a elaboração do inventário técnico e do dossiê para divulgação do registro.

Desde janeiro de 2009, a Ong VÍDEO NAS ALDEIAS está realizando as filmagens para a elaboração do material audiovisual de divulgação do registro. As filmagens compõem a segunda etapa deste trabalho e está sendo desenvolvida por meio de um Convênio entre o Vídeo nas Aldeias e o IPHAN, com o apoio da OPAN.

O registro do ritual Yaõkwa como Patrimônio Imaterial Brasileiro é resultante do desejo que o povo Enawene Nawe tem de ter sua cultura reconhecida nacional e internacionalmente. Os Enawene Nawe acreditam que a valorização e o reconhecimento de sua cultura são armas importantes para alcançar o sucesso em suas lutas políticas.

Contatos com a imprensa
comunicacao@amazonianativa.org.br
(65) 3322-2980