11 de abril de 2017

Muitas pessoas ainda veem os índios no passado ou sem perspectiva de futuro. Da escola aos meios de comunicação, o índio é visto sob um olhar exotizante que toma sua cultura como extinta ou estática e o coloca em oposição e distanciamento em relação ao mundo moderno. A série documental Índio Presente, composta por 13 […]

Muitas pessoas ainda veem os índios no passado ou sem perspectiva de futuro. Da escola aos meios de comunicação, o índio é visto sob um olhar exotizante que toma sua cultura como extinta ou estática e o coloca em oposição e distanciamento em relação ao mundo moderno. A série documental Índio Presente, composta por 13 episódios, procura mostrar o índio no presente: aquele em diálogo constante com a sociedade contemporânea.

Partindo dos estereótipos reproduzidos até hoje sobre as sociedades indígenas, a série apresenta essa imensa diversidade invisibilizada. No cenário atual de retrocesso de direitos, são apresentadas culturas que não só incorporam a modernidade, mas também a indigenizam.

Em parceria com a produtora Cambará Filmes, que produziu os episódios da serie Índio Presente, a OPAN divulgará em suas redes sociais neste mês de abril 13 motivos para você desconstruir os estereótipos em torno dos povos indígenas no Brasil.

Siga o nosso Facebook:  https://www.facebook.com/operacaoamazonianativa/

 

Contatos com a imprensa
comunicacao@amazonianativa.org.br
(65) 3322-2980

OPAN contrata indigenista para o Programa MT

11 Ago, 2022

É necessário morar em Cuiabá e ter disponibilidade para fazer viagens a campo na região noroeste de Mato Grosso

Homenagem à indigenista Silvia Maria Gasperini Bonotto

18 Jul, 2022

Nota da OPAN diante do falecimento de Silvia Maria Gasperini Bonotto, parceira das causas e povos indígenas do Brasil.

OPAN contrata profissional da área administrativa

15 Jul, 2022

A Operação Amazônia Nativa está contratando um profissional da área administrativa para se integrar à equipe do Setor Administrativo/Financeiro da instituição com sede em Cuiabá, Mato Grosso (MT).
Nossos Parceiros
Ver Mais