11 de abril de 2017

Muitas pessoas ainda veem os índios no passado ou sem perspectiva de futuro. Da escola aos meios de comunicação, o índio é visto sob um olhar exotizante que toma sua cultura como extinta ou estática e o coloca em oposição e distanciamento em relação ao mundo moderno. A série documental Índio Presente, composta por 13 […]

Muitas pessoas ainda veem os índios no passado ou sem perspectiva de futuro. Da escola aos meios de comunicação, o índio é visto sob um olhar exotizante que toma sua cultura como extinta ou estática e o coloca em oposição e distanciamento em relação ao mundo moderno. A série documental Índio Presente, composta por 13 episódios, procura mostrar o índio no presente: aquele em diálogo constante com a sociedade contemporânea.

Partindo dos estereótipos reproduzidos até hoje sobre as sociedades indígenas, a série apresenta essa imensa diversidade invisibilizada. No cenário atual de retrocesso de direitos, são apresentadas culturas que não só incorporam a modernidade, mas também a indigenizam.

Em parceria com a produtora Cambará Filmes, que produziu os episódios da serie Índio Presente, a OPAN divulgará em suas redes sociais neste mês de abril 13 motivos para você desconstruir os estereótipos em torno dos povos indígenas no Brasil.

Siga o nosso Facebook:  https://www.facebook.com/operacaoamazonianativa/

 

Contatos com a imprensa
comunicacao@amazonianativa.org.br
(65) 3322-2980

Flores, lágrimas e força

28 Nov, 2022

Países insulares seguem sendo grandes propulsores de avanços no debate sobre clima no mundo. Povos indígenas exigem participação em fundo sobre perdas e danos.

A PNGATI e a esperança por dias melhores

09 Nov, 2022

De diversas regiões da Amazônia, representantes indígenas compartilham na COP27 reflexões e experiências sobre a PNGATI à luz do novo governo no Brasil.

Brasil dá seu recado no Egito

05 Nov, 2022

Delegação da Amazônia brasileira abre trabalhos na COP27 com contribuições técnicas na reunião da Plataforma Indígena da UNFCCC. Barreira do idioma ainda é desafio.
Nossos Parceiros
Ver Mais