OPAN

OPAN manifesta apoio a ministérios e à Fundação Nacional dos Povos Indígenas, a nova Funai

Ministério dos Povos Indígenas, Funai e Secretaria Especial de Saúde Indígena serão dirigidos por importantes lideranças do movimento indígena.


Nós da Operação Amazônia Nativa (OPAN), vimos a público manifestar o nosso apoio ao novo Ministério dos Povos Indígenas, na figura da ministra Sônia Guajajara, à Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), em nome de Joenia Wapichana, ao Ministério da Saúde e à Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), por meio do novo secretário Weibe Tapeba. Parabenizamos o atual governo pelas escolhas, assim como as três lideranças nomeadas, certos de que irão alavancar a defesa dos povos indígenas e a reconstrução da política indigenista em tais funções.

Lutamos há mais de 50 anos para que as possibilidades que hoje estão emergindo, fruto de união e de grandes conquistas, pudessem acontecer. Nesse sentido, vibramos pelo momento histórico que estamos vivenciando com a chegada desses representantes que têm em comum uma trajetória construída ao longo de suas vidas a serviço do bem coletivo, com olhares diferenciados e particulares que representem os interesses mais genuínos dos povos indígenas.

Colocamo-nos dispostos e animados para somar esforços, nos juntar àqueles que querem construir novos caminhos diante da oportunidade da vitoriosa presença na dianteira desses órgãos.

Por meio de nossa equipe, estamos de prontidão para contribuir todas as áreas do campo indigenista – educação, saúde, artes, garantia à terra e à proteção territorial, economias sustentáveis, clima e demais eixos convergentes à Política Nacional de Gestão Ambiental e Territorial em Terras Indígenas (PNGATI).

Nesse momento em que se vislumbra um novo tempo certamente virão propostas que exigem de todos uma participação intensiva e com muita unidade para que se alcancem objetivos que sejam duradouros, sustentáveis, de valor inestimável para os povos indígenas e uma sociedade justa, plural e igualitária.

Às grandes lideranças Sônia Guajajara, Joenia Wapichana e Weibe Tapeba, desejamos uma excelente caminhada, força e serenidade.

Equipe da OPAN, janeiro de 2023.