OPAN

Monitoramento da atividade pesqueira na Terra Indígena Apiaká/Kayabi, microbacia do rio dos Peixes

Michel de Andrade, Ricardo da Costa Carvalho.

A Terra Indígena (TI) Apiaká/Kayabi é habitada pelos povos Apiaká, Kawaiwete (Kayabi) e Munduruku. É uma TI demarcada e homologada pelo Decreto nº 394, de 24 de dezembro de 1999, sendo uma área protegida que atualmente sofre uma série de pressões à sua integridade e, consequentemente, à microbacia hidrográfica a qual ela pertence, e os recursos pesqueiros que garantem a subsistência das populações indígenas que nela habitam.

Buscaremos nesse relatório trazer uma série de dados e informações sobre a atividade pesqueira na TI Apiaká/Kayabi. Com base em uma pesquisa bibliográfica inicial constatamos que não existem dados substanciais sobre a temática na microbacia do Rio dos Peixes. As informações sobre os recursos pesqueiros importam por uma série de razões. Elas trazem subsídios para discussões em torno do ordenamento pesqueiro dos rios utilizados para a pesca de subsistência na região, compreendem informações para uma melhor definição do período de defeso na bacia do Juruena, permitem que as comunidades criem seus próprios métodos de monitoramento pesqueiro e também nos levam a ter um melhor dimensionamento dos impactos dos empreendimentos sobre os recursos pesqueiros da região. Entretanto, salientamos que os resultados apresentados são provenientes de uma pesquisa inicial, que ocorreu graças ao envolvimento direto dos indígenas que utilizam o rio para pesca.


Michel de Andrade, Ricardo da Costa Carvalho. Monitoramento da atividade pesqueira na Terra Indígena Apiaká/Kayabi, microbacia do rio dos Peixes.2023